segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Principal ou coadjuvante? Tanto faz! Afinal, quem não gosta de batatas?


     
           Todas as noites quem faz o jantar na minha casa sou eu. 
Às vezes muito inspirada, às vezes querendo apenas esquentar algum 
restinho de comida que esteja esquecido na geladeira.  E nos dias em que a criatividade e a despensa não estão do mesmo lado,  peço socorro ao delivery de quibe cru, pedida certeira aqui em casa. Acredito que todos nós merecemos ter um número desses de emergência grudado na porta da geladeira!


        Já nos dias em que estou mais organizada, consigo até deixar programado com minha funcionária que deixe alguma coisa adiantada para eu apenas finalizar à noite.

        O jantar de hoje foi programado assim, na hora do almoço, quando telefonei para casa e pedi para minha cozinheira que deixasse 6 batatas cozidas com casca na geladeira para o jantar.        

Mas, de qualquer maneira, mesmo nos dias de preguiça, o que eu mais gosto é do tumulto das crianças me ajudando na cozinha, todos palpitando sobre o jantar e eu distribuindo tarefas.

           O prato,  a famosa Batata Rösti, considerada por muitos o prato nacional da Suíça, se é que é possível denominar apenas um prato, com tantas influências que a gastronomia deste país está sujeita.
    


 





 A Suíça é uma país dividido em 26 cantões ou estados, os quais são separados por quatro idiomas (alemão, francês, italiano e romanche),  sofrendo forte influência da culinária dos países vizinhos: França, Alemanha e Itália. Além destas várias influências distintas, existem também as grandes diferenças de altitude e conseqüentemente de temperatura dentro do país, o que acaba por favorecer a diferentes culinárias dentro de um mesmo pais. Mas, a batata rösti parece ter encontrado seu espaço na maioria dos cantões. 





     Consiste numa panqueca de batatas raladas, que dependendo da região pode ser recheada ou não, crocante e dourada por fora e macia no seu interior.
     Antigamente era o prato do café da manhã, mas foi substituída pelo müesli, e acabou assumindo o papel de coadjuvante em diversos pratos. É o acompanhamento de fondues, de carnes, ... e em alguns lugares reina como prato principal, acompanhada de salada verde.






Dentre suas variações mais famosas estão:

Rösti de Berna: adiciona bacon
Rösti de Appenzell: adiciona bacon e queijo appenzell
Rösti de Zuriche: adiciona cebola e cominho
Rösti da Suíça ocidental: adiciona tomate, bacon, pimentão e queijo gruyère.


      



A nossa receita leva cebola, bacon e requeijão. Fica deliciosa. Mas o principal segredo é a batata não estar muito cozida  (a minha estava além do ponto) quando for para frigideira além de estar bem gelada.
    






 Quer um palpite: misture os tipos de batata (doce, baroa, ...), só fique atento aos diferentes tempos de cozimento de cada uma.














 

Batata Rösti
Rende 2 porções como prato principal ou 4 porções como acompanhamento

Ingredientes

1 kg de batata
1 cebola média bem picada
4 fatias de bacon picado bem pequeno
½ colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de requeijão
sal e pimenta-do-reino

Preparo

Cozinhe as batatas com casca até ficarem cozidas

porém firmes, escorra e depois de frias, deixe no refrigerador por pelo menos 6 horas. Retire a casca e rale-as no ralo grosso. Numa panela, frite o bacon, depois de pronto retire da panela e reserve. Na sua gordura, refogue a cebola até murchar, coloque sal e pimenta. Numa frigideira antiaderente derreta a manteiga e coloque metade da batata ralada. Recheie esta batata com a cebola, o bacon e o requeijão. Tempere com sal e pimenta. Cubra com a batata restante, formando uma panqueca. Quando a parte de baixo dourar, deslize a mistura para um prato raso e volte para frigideira para dourar o outro lado. Sirva imediatamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário