domingo, 6 de outubro de 2013

Peru 1: a surpresa!









           A ignorância talvez seja a melhor amiga da 
felicidade.  


      Durante anos escutei sobre a melhor gastronomia das Américas, da riqueza dos ingredientes peruanos, de seus pratos do mar e de seus pratos da selva. 
      Fui acompanhando pela imprensa e pelos prêmios, o crescimento belo e merecido do maior expoente da culinária do Peru, Gastón Acurio. 


       Mas, jamais havia estado neste país e o pior, não tinha ideia de como era Lima, como era o povo do Peru, não sabia absolutamente nada. E assim que cheguei fiquei muito impressionada com a limpeza de Lima, com a simpatia deste povo, com a organização da cidade, com o progresso visivelmente acontecendo, com o serviço impecável em todos os lugares que estive até agora, enfim, com esta cidade tão especial.





         Agora vamos a minha primeira refeição. Chegando no hotel descobrimos que havíamos feito confusão com as datas e estávamos sem reserva para o jantar. Mesmo antes de subir ao quarto eu tentei com a concierge reservar toda a minha lista de restaurantes e nada. Todos lotados obviamente. Arrasada com a ideia de acabar comendo pizza na minha primeira noite no Peru, meu marido resolveu por conta própria resolver nosso problema e começou a ligar do quarto para a lista dele de restaurantes. Perfeito, conseguimos nossa reserva. 

         Fomos ao Maido, um restaurante que eu não sabia nada, além de ser fusion, uma combinação da culinária japonesa e a peruana. Quando chegamos, fiquei um pouco decepcionada com o ambiente, mas  o serviço impecável me fez esquecer do que estava ao redor. E foi então que começamos a brincadeira. 

Nossos primeiros pratos foram: 






Atún con Yemas: atún, salsa de yemas al shoyo, rocoto, papas al hilo. 

Nunca comi um atum parecido com este. A carne desmanchava entre a língua e o céu da boca. Muita suavidade no sabor e na textura.







A lo Pobre: entraña Angus, huevo de codorniz, chalaquita.

Novamente a textura e o sabor impressionaram com  o contraste da carne e  a explosão da gema dentro da boca.





Intruso: foie de pato, salsa de anguila, sal de Maras. 

Este é melhor nem comentar porque já começo a salivar. Perfeito, impecável, delicioso, inesquecível, ... deu para entender o que eu senti?


Depois seguimos com:





Guratan: langostino empanizado, palta, queso crema, chimichurri nikkei, tare. 

Um sushi delicioso, servido com a encenação do maçarico queimando sua superfície. As camadas brincavam com as diferentes texturas. Equilíbrio perfeito.








Characato: papada de cerdo adobada cocida por 50 horas. 

Outro sushi que era caramelizado na hora com o maçarico e que uma vez na boca, desaparecia, derretia.






Huevo Oncen: 60 grados/20 minutos, antake cítrico, rocoto, cecina nikkei, papa nativa. 

Este prato conseguiu superar os anteriores, como se isto fosse possível. A composição entre os diferentes sabores e novamente as texturas ficaram muito claras neste prato. O ovo ficava mergulhado numa redução de caldo de porco, levemente picante com o uso de rocoto. E os pedacinhos de carne defumada e batatas cortados exatamente iguais nos surpreendiam quando a descoberta se dava apenas na boca, de qual dos dois estava comendo.





Para finalizar pedimos uma degustação de sobremesas, as quais nada foi muito marcante. O que não abalou em nada o tamanho do sorriso com que sai do restaurante.O jantar foi sublime, maravilhoso, divino. Há muito tempo eu não comia tão bem.








Chegando ao hotel, descobri que eu estava nada mais, nada menos do que no 11º Melhor Restaurante da América Latina, do chef Mitsuharu Tsumura, um gênio na arte de criar pratos ousados e complexos que incluem ingredientes peruanos com a polida técnica japonesa.

Foi melhor não saber, porque sem expectativa nenhuma em relação ao lugar que eu estava jantando, fui surpreendida a cada novo prato de forma única e inesquecível.

Termino como comecei: a ignorância talvez seja a melhor amiga da felicidade mesmo. 

Dito isto, agora explico. Antes de conhecer o Peru não tinha consciência do que perdia, agora como farei para mimar meu paladar com tantas iguarias? 



www.maido.pe









Nenhum comentário:

Postar um comentário