segunda-feira, 12 de agosto de 2013

E assim começou nossa semana ...


               

      ... cheia de preguiça depois de um delicioso Dia dos Pais, com minha Antonia resfriada e meus meninos querendo ficar doentes. Acordei cedo, abri a janela e aquele dia cinzento não me fez nenhum convite para levantar animada e levar a turminha toda para nadar. Muito pelo contrário, o convite era para voltar para cama. Totalmente em cima do muro para tomar uma decisão, optei pelo "caminho do meio". Faltamos a natação, mas fomos mais tarde à aula de tênis. Energia recuperada e hora de encarar a semana com muita vontade, afinal ela está só começando.

                         


  Para manter a energia em alta, vou escolher para a nossa refeição familiar de hoje, o jantar, nada mais, nada menos que uma deliciosa e acolhedora sopa de agrião. Sou fã de sopa, é a minha "comfort food", acho que uma boa sopa faz muito mais que apenas alimentar.
                           Escolhi o agrião porque ele é imbatível com seu gosto picante e único,  transitando pelas grandes mesas do mundo num sucesso silencioso e quase imperceptível. Uma hortaliça discreta, que foge dos modismos gastronômicos e está presente entre nós há mais de três milênios. 
                       


Foi usada pelos persas, gregos e romanos na Antiguidade Clássica. Artaxerxes, Rei da Pérsia era um apaixonado pelo agrião, acreditava que quem o comia, era premiado com coragem, força e caráter. Hipócrates, o Pai da Medicina, foi um dos grandes responsáveis por extrair desta planta suas enormes qualidades. Quando fundou o primeiro hospital na ilha de Kos, em torno de 400 anos a.C., ele plantou uma enorme quantidade de agrião para tratamentos de problemas sanguíneos.    Esta planta foi descoberta e utilizada primeiramente por suas propriedades medicinais e muitos anos depois é que entrou na cozinha.
                            O agrião possui mais vitamina C que a laranja, mais cálcio que o leite, mais ferro  que o espinafre, mais ácido fólico que o brócolis, além de ser considerado uma importante arma na prevenção do câncer. A Inglaterra no século 19 foi a grande responsável pelo cultivo, consumo e propagação da idéia de “super food”, ou super alimento, como era chamado o agrião. Rapidamente conquistou os Estados Unidos, o Canadá, Alemanha, França e alguns países da América do Sul. Na França sua primeira aparição num cardápio de restaurante foi em 1850, no Café Riche, com o purê de agrião. Mas, foi a “Potage Cressonnière”, sopa de batata e agrião que o consagrou no país, conseguindo inseri-lo no cardápio de inúmeros restaurantes franceses. 
                           Abaixo está a receita para você aproveitar nos dias mais frios e preguiçosos e se encher de energia como fiz esta noite aqui em casa.


Potage Cressonnière
Rende 6 porções

 Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 alhos-poró (somente a parte branca) picados
  • 4 batatas médias cortadas em cubos
  • 1 litros de caldo de frango ou água
  • 1 maço de agrião
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco (nata)
  • sal e pimenta do reino branca

Preparo

Colocar a manteiga na panela com a cebola, o alho-poró e sal. Deixe murchar um pouco e acrescente a batata e o caldo de frango. Cozinhe até as batatas estarem bem macias. Separe as folhas do agrião dos talos maiores e descarte-os, desligue a panela e coloque no caldo as folhas e os talinhos pequenos. Deixe abafar por poucos minutos e passe tudo no liquidificador. Passe a sopa numa peneira bem fina e volte para panela junto com o creme de leite. Ajuste o sal, coloque a pimenta e sirva em seguida. Esta sopa quando reaquecida pode escurecer, então o ideal é que seja servida após ser finalizada.











Um comentário:

  1. Uau! Amei!
    "Casa de Antonia" me pareceu ter nascido da mistura de nobres ingredientes: amor, carinho, dedicacao, compreensao, sabedoria, conhecimento. Nasceu da alma, com coracao.
    Com certeza sera delicioso respirar seus ares cheios de aromas. Saborear suas alquimias sera um privilegio.
    Lindo um sonho tao bem temperado se materializar na beira do mar.
    Amei!!
    Muito sucesso para vc!
    Beijo enorme,
    Juliana Pagano.

    ResponderExcluir