segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Terapia: Chocolate



       


         Hoje o Rio acordou cinza, e eu também. Um resfriado que chegou sem avisar e já me deixou péssima. Acho que é gripe! O Rio sem sol não é a mesma coisa, parece que todos ficam um pouco doente. Mas a "gênia" da minha princesa, tirou nosso problema de letra, quando me pegou e disse:

        - Mãe, você não disse que chocolate cura tudo? Então, vamos fazer um brownie?

       

         Lá fui eu para cozinha, preparar nossa receita secreta de brownie. Aquela que eu digo ser o melhor remédio para tristeza, solidão e ansiedade. E pelo jeito, até para gripe! Mas cuidado, porque vicia.

     Realmente esta receita é deliciosa, vale experimentar, principalmente se você faz parte do grupo dos chocólatras. 
        Os brownies, junto das cookies e dos muffins, estão entre os maiores representantes da confeitaria americana. Uma receita com mais de 100 anos que se popularizou fortemente tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos na primeira metade do século 20. Uma mistura de trigo, açúcar, manteiga, chocolate e ovos que pode resultar num doce de textura mais cremosa (fudge) ou mais seca como um bolo. Rico e denso, aceita a mistura de vários outros ingredientes, como as frutas secas, pedaços de chocolate, doce de leite, cream cheese. 
        
 As teorias de sua origem se dividem principalmente em duas diferentes versões, a primeira nos leva a 1893 na cidade de Chicago durante a Columbian Exposition, quando à chef do Palmer House Hotel fora solicitada a criação de um doce para as damas presentes na exposição. Um doce que fosse menor que uma fatia de bolo e pudesse ser comido sem o uso de talheres. Surgiu então um brownie com glacê de damascos e com nozes. A segunda versão é contada num livro de culinária de 1912 e dá os créditos a uma dona de casa de Bangor no estado do Maine, que esqueceu de usar fermento no seu bolo. Esta última opção não parece muito séria pois a receita publicada em 1912 já havia aparecido em 1906 no famoso livro The Boston Cooking School Cook Book de Fannie Merritt Farmer. 
        
Ninguém sabe ao certo a quem devemos prestar as homenagens por esta deliciosa invenção, cabe a nós então, aproveitarmos a receita de hoje e nos deliciarmos. Para quem tiver interesse entre no site www.fatwitch.com, na minha opinião, são os melhores brownies que já comi. E finalizo com uma frase de autoria desconhecida que cai muito bem: “ Sou uma mulher de muitos humores, e todos eles precisam de chocolate...”
Brownie
Rende 24 unidades

Ingredientes
  • 240g de manteiga sem sal
  • 225g de chocolate meio amargo picado em pedacinhos
  • 4 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • manteiga para untar
  • papel manteiga
 Preparo
         Aqueça o forno a 180ºC e prepare uma forma retangular de aprox. 23 x 33 cm com o papel manteiga no fundo, untado com manteiga. Não esqueça de untar também as laterais da forma. Numa tigela em banho-maria derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Em outra tigela bata os ovos com um batedor de arames e em seguida adicione o
açúcar, o açúcar mascavo, o extrato de baunilha e o sal. Misture bem e junte o chocolate. Acrescente por último a farinha de trigo. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por aprox. 30 a 35 minutos. Deixe esfriar, corte e sirva







Um comentário: