domingo, 11 de agosto de 2013

Um dia para ser comemorado! Porque ele merece!


                  
                     Desejo um grande dia a todos estes homens maravilhosos, que passam a vida com a missão de cuidar, de prover, de encaminhar. Que se colocam na difícil posição de servir de exemplo. Parabéns a todos os pais, em especial ao meu pai e ao pai dos meus filhos. Infelizmente passei o dia de hoje a muitos quilômetros de distância do meu pai, mas colada nos meus filhos e no meu marido. Foi um presente o dia de hoje para todos nós. O programa: cozinhar. O prato: paella. O prato que não me permitem palpitar, afinal, a história da paella na minha casa, começou há uns quatro anos atrás. Vou contar como tudo começou...



                    Um certo dia meu marido desabafou que estava cansado de ser apenas o churrasqueiro da família, afinal, muito do que eu sei cozinhar hoje havia aprendido com ele. Mas com o tempo eu fui assumindo as panelas e ele as abandonando. O problema é que ele queria seu espaço de volta. Foi aí que tive a brilhante idéia de resgatar meu chef lhe dando de presente uma "paellera" e lembrando 
que a paella é tradicionalmente feita por ho­­­mens na sua cidade de origem, Valência, na Espanha. O sucesso desta minha empreitada foi tão grande que às vezes chego a me preocupar em perder o posto de cozinheira da casa. 


                      A história deste prato nos leva aos séculos 16 e 17, quando os camponeses o preparavam com o que conseguiam caçar e colher até o meio-dia. Reuniam-se todos em torno do fogo e iniciavam o ritual de almoço, no qual coelhos e patos selvagens eram misturados a caracóis, azeite, arroz, vagem e água. 

             Cada região da Espanha garante ter a melhor receita, sendo as mais comuns a Paella Va­­­lenciana – com carnes de frango, coelho e chorizo –, a Paella de Frutos do Mar e a Paella Mista. Porém, conforme a re­­gião, outros ingredientes po­­dem ser utilizados: favas verdes, berinjelas, pimentões, ervilhas, alcachofras, carne de porco. O ideal é que esse prato seja preparado em áreas externas sob um fogo à lenha, ou então em uma grande chama, proporcionada por bocas próprias adaptadas. O arroz deve ser de grão médio-curto, como o Bomba e o Calasparra, arredondados, ricos em amido, que absorvem bem os líquidos e que se mantêm com os grãos inteiros após o cozimento. O açafrão, herança dos mouros, aparece na maioria das receitas. 


         Mas, o mais importante numa paella é seu fundo “queimado”, conhecido pelo nome de soccarat. Esta crosta que deve obrigatoriamente se formar na panela é a parte mais disputada. Muitas receitas indicam finalizar o prato em fogo bem alto, fazer silêncio, sentir os aromas e só desligar o fogo após escutar o processo do arroz secando no fundo. Por ser proibido experimentar ou mexer no arroz até que ele seja servido, este prato exige do seu cozinheiro muita atenção, paciência e treino. Para finalizar, nada como algumas gotas de limão siciliano espremido na hora para nos aproximar do sol do Mediterrâneo. 
             
      Pois assim foi meu dia, mesmo com o céu nublado, posso jurar que vi uns raios de sol. 

A receita orignal da minha casa é esta abaixo, mas a que fizemos hoje foi bem mais simplificada, pois resolvemos o cardápio de Dia dos Pais de última hora. Aproveitem e a reinventem.


Paella Mista
 Rende: 10 porções

Ingredientes
  • 1 Kg de arroz Bomba
  • 1 Kg de camarão grande com casca
  • 1 Kg de camarão grande sem casca
  • 1 Kg de vieiras
  • 1 Kg de lulas em rodelas
  • 700g de carne escura de frango cortada em cubos
  • 300g de linguiça portuguesa ou paio cortados em finas fatias
  • 9 colheres de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 cebolas médias finamente picadas
  • 4 dentes de alho finamente picados
  • 4 tomates sem pele e sem semente cortados em cubos pequenos
  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • pistilo de açafrão
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1 pimentão amarelo cortado em tiras
  • 2 litros de caldo de frutos do mar (ou caldo feito com as cabeças e cascas do camarão)
  •  Limão siciliano
  • Sal e pimenta do reino branca
Preparo

Aqueça o caldo de frutos do mar. Tempere os frutos do mar e  o frango com sal e pimenta do reino branca moída na hora. Aqueça duas colheres de azeite de oliva na paellera e refogue rapidamente as lulas. Retire do fogo e reserve. Em seguida faça o mesmo procedimento com as vieiras e por último com os camarões sem casca. Aqueça uma colher de azeite de oliva e coloque as fatias de linguiça ou paio e quando estiverem douradas, retire do fogo e reserve. Na gordura que soltou da linguiça, frite os pedaços de frango. Retire e reserve. Coloque novamente duas colheres de azeite de oliva e refogue a cebola. Adicione o alho, aguarde alguns minutos e acrescente os tomates. Coloque o açafrão em pó, os pistilos e a páprica. Volte o frango e a linguiça para paellera. Adicione um pouco de caldo e quando levantar fervura coloque o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto, volte os camarões e as vieiras para paellera. Em seguida as lulas, os pimentões e os camarões com casca. Aumente o fogo e cubra a paellera com papel alumínio por alguns instantes. Quando o arroz estiver começando a grudar no fundo da panela, desligue o fogo e aguarde pelo menos cinco minutos antes de servir. Sirva com gotinhas de limão siciliano e azeite de oliva. Bom apetite!






Nenhum comentário:

Postar um comentário